Trabalhos online 
Preparação de soluções
Preparação de soluções

Data de realização: 21-10-2010

 

 

 


 

RELATÓRIO 

 

 

 

 


Objectivos da actividade

          Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogéneas dá-se o nome de soluções.

          Com isto o principal objectivo desta actividade laboratorial é preparar e treinar a técnica do preparo de soluções, por diluição e por dissolução. Vão ser preparadas as soluções de hidróxido de sódio (NaOH) a 10% e a 0.1%, bicarbonato de sódio (NaHCO3) a 2%, ácido sulfúrico (HCl) a 3.1% e por último a solução de nitrato de cobre (Cu(No3)2 3H2O) com concentração de 0.12 mol/dm-3.

 

Procedimento experimental

         Determina-se a massa de 5,00g de NaOH, colocando-se posteriormente para um gobelé onde se efectuou uma dissolução do sólido. Após dissolvido transferiu-se a solução para um balão volumétrico de 50mL e adicionou-se água destilada até perfazer o volume desejado. Depois de pronta, para se diluir a solução de NaOH a 10% para 0,1%, retirou-se com uma pipeta graduada de 1mL, 0,5mL da solução a 10% e deitou-se para um novo balão volumétrico de 50mL e adicionou-se novamente água destilada até perfazer o volume.
         Determinou-se a massa de 1,00g de NaHCO3 e colocou-se num gobelé para se dissolver o sólido, depois colocou-se para um balão volumétrico de 50mL e adicionou-se água destilada até perfazer os 50mL de solução.
         A fim de evitar uma reacção violenta com o ácido adicionou-se previamente um pouco de água destilada no balão volumétrico de 20 mL, e, com uma pipeta graduada de 10mL com ±0,1mL mediu-se 1,7mL de HCl, que foi colocado neste. Por fim adicionou-se água destilada cuidadosamente para o balão até atingir 20mL.
         Determinou-se a massa de 2,90g de Cu(NO3)2.3H2O numa balança de precisão, e deitou-se para um gobelé com água destilada para dissolver , passando-se depois para um balão volumétrico de 100mL e adicionou-se água destilada para completar o volume total desejado.

 

Material

Gobelés (50 e 100 mL)

Balões volumétricos (20, 50 e 100 mL)

Pipeta (1 e 10 mL)

Vareta

Conta-gotas

Balança

Pompete

Esguicho

Tabela: 1

Registo e tratamento dos resultados obtidos:

Cálculos

Ordem de cálculos a efectuar

Solução a preparar (mL)

Composto

Solução a preparar

 (%(m/v))

Solução a preparar

 (mol/dm-3)

50

NaOH (s)

10.00

#

50

NaOH (aq)

0.10

#

50

NaHCO3 (s)

2.00

#

20

HCl (aq)

3.10

#

100

Cu(No3)2 3H2O (s)

#

0.12

Tabela: 2

1º    <=>  <=>  <=>   <=> m = 5g

2º   50 mL → 10.0%    <=> x =  <=> X = 0.5 mL

       X         →  0,1%

3º   NaHCO3(%)   <=>   <=>   <=>   <=>  m = 1g

4º   20 mL →   37%    <=> x =  <=> X ≈ 1.7 mL

       X         →  3.1%

5º    <=>  <=> m = 241.60 * 0.12 <=> m = 28.992 g

       28.992 g →   1000 mL            <=> x =  <=> X ≈ 2.9 g

       X            →   100 mL

Nota: Os resultados finais dos respectivos cálculos estão assinalados a vermelho. 

Resultados observados

       

Composto

Cor

Cor da solução final

NaOH

Branco

Incolor

NaHCO3

Branco

Incolor

HCl

Incolor

Incolor

Cu(No3)2 3H2O

Azul

Azul

Tabela: 3

        Ao preparar as soluções de NaOH e o NaHCO3, observamos que embora os compostos tivessem cor branca a solução ficou incolor. Na diluição do NaOH como nós prevíamos a solução ficou com a mesma cor. 

        As soluções de HCl e Cu(No3)2 3H2O mantiveram a cor do composto, embora a solução Cu(No3)2 3H2O tenha ficado com um azul menos intenso mas isto deve-se á concentração da solução, ou seja quanto maior for a concentração deste composto mais a cor se aproxima da cor inicial deste.

Discussão dos resultados

         Os resultados foram ao encontro das nossas expectativas embora não tenham sido 100% correctos visto que ocorreram pequenos erros de pesagem, no caso do NaOH, tinha um valor teórico de 5g, foram pesadas 5.04g condicionando o rigor absoluto que se podia ter alcançado. Nas restantes soluções não se verificou erros significativos quer na pesagem quer no resultado final da solução.

         Na realização da segunda experiencia tivemos que retirar 0,5mL da primeira, esta consistia em 50mL da solução NaOH a 10%, deste modo a mesma ficou com apenas 49,5mL.

        Tal facto permitiu termos 50mL da solução NaOH a 0,1%.

Curiosidades: 

Bicarbonato de sódio 

 

Imagem: 1

Em 1791 um químico francês, Nicolas Leblanc produziu carbonato de sódio, que foi desenvolvido mais tarde por 2 cozinheiros de Nova Iorque, John Dwight e Austin Church, que construíram a primeira fabrica que produzia NaHCO3.

 

         O bicarbonato de sódio NaHCO3 é um composto cristalino de cor branca, muito solúvel em água. É utilizado como antiácido para regular a acidez do estômago porque este composto consegue neutralizar os excessos de ácido clorídrico produzido do suco gástrico.
         Para além disto, é também utilizado na culinária como um fermento, quer no crescimento de massa de pão, bolo, biscoitos (durante o cozedura no forno), isso deve-se à libertação do CO2 gasoso.
         O bicarbonato de sódio também é utilizado na electrodeposição de ouro e platina, no tratamento de lã e seda entre outro.

Propriedades Anticancerígenas

         Alguns estudos apontam para a possibilidade de o bicarbonato de sódio poder curar ou controlar diversas formas de cancro. O médico Evangelos Michelakis, dirigente de uma equipa medica na universidade de Alberta, no Canadá, sugeriu, após um estudo no modelo animal que explora um metabolismo celular antes nunca abordado, que o dicloroacetato de sódio podia encolher vários tipos de tumores em ratos. Este tipo de tratamentos está a ser testado em humanos com uma taxa de sucesso superior a 80% na clínica Medicor, no Canadá também.

Hidróxido de sódio

 

Imagem: 2

Não existe referência do ano da sua descoberta mas sabe-se que, os egípcios já usavam o hidróxido de sódio para fabricar tipos primitivos de sabão.

         O hidróxido de sódio possui uma importância excepcional na actualidade, utiliza-se na produção de "celulose sódica", a qual é uma matéria-prima essencial na fabricação de fibras artificiais. Também é usado como catalisador na produção de biodiesel que é um combustível renovável e que substitui o gasóleo.

Acido clorídrico

 

Imagem: 3

O ácido clorídrico foi descoberto por volta do ano 800 pelo alquimista Persa Jabir Ibn Hayyan (Geber), misturando sal comum com ácido sulfúrico (vitríolo).

         O HCl puro, chamado gás clorídrico ou cloridrato, é um gás incolor, não inflamável, muito tóxico e corrosivo. Esse gás é muito solúvel em água e a solução aquosa é denominada ÁCIDO CLORÍDRICO.

          O ácido clorídrico é usado na hidrólise de amidos e proteínas: na produção de corantes, tintas, couros, etc. Na limpeza de chãos e paredes de pedra ou de azulejo usa-se o ácido muriático, que é o ácido clorídrico impuro.

 

Votação
O site é util para estudantes?
Sim
Não
Ver Resultados


Partilhe esta Página